Eneagrama - Ciclo Introdutório

Baseado em 18 avaliações
  • 04 Horas de duração
  • 13 Aulas
  • 2 Módulos
  • 1 mês de suporte
  • Certificado de conclusão
A inscrição para este curso terminou em 26/01/2022 às 18:55:31 OU
Entrar na lista Seja avisado quando houver novas turmas!
ASSINE JÁ

Obtenha acesso a este e outros cursos

"Eu estava procurando cursos sobre o Eneagrama a alguns meses, mas na busca, tinha livros e eram difíceis de compreender. Quando vi no Facebook a divulgação da Unipaz e me associei, fui surpreendida pelo curso e ainda mais por todo o conhecimento do professor Domingos Cunha. Sem palavras para descrever o que sinto. Estou encantada com tudo o que vi na aula."
Brunna
mais avaliações

O CICLO INTRODUTÓRIO na modalidade EAD contempla os pilares do Eneagrama: Tipos, Subtipos e Instintos

O Eneagrama é instrumento de mapeamento de personalidades. Acumula uma tradição oral de cerca de 5.000 anos. “Eneagrama” é uma junção de dois termos (Enea=Nove e Grama=esquema, gráfico). É tradicionalmente representado por um círculo com uma estrela de nove pontos, referindo os nove tipos ou estruturas de personalidades que considera. Tem como princípio estruturante compreender as “motivações” de cada tipo de personalidade, ou seja, o “porquê” os indivíduos fazem o que fazem respeitando a singularidade, a originalidade e as peculiaridades de cada pessoa.

É uma tipologia dinâmica, aberta ao crescimento, que pode possibilitar a compreensão sobre o modo como cada pessoa estrutura o seu comportamento, ou seja, os seus filtros de percepção da realidade (o como vê, o que sente, como reage, etc.).

Esta jornada, como um Programa Especial desenvolvido pela Unipaz São Paulo em parceria com o Instituto Eneagrama Shalom, foi desenhada especialmente para a modalidade EAD com a seguinte Trajetória de Aprendizagem:

Módulo I  - Identificação dos Tipos (11 aulas): tem por objetivo conduzir o participante em um processo de investigação e análise de seu padrão comportamental a partir da identificação do seu Tipo de Personalidade e Centro de Inteligência dominantes e suas implicações no âmbito pessoal, interpessoal e profissional.

Módulo II - Introdução: Subtipos e Instintos (2 aulas): tem por objetivo ampliar o processo de investigação introduzindo os caminhos de crescimento: Subtipos e Instintos. Cada Tipo de Personalidade apresenta-se em três versões distintas totalizando 27 "subtipos". Cada um dos 27 "subtipos" reflete um estilo diferente delineado pela paixão do Tipo e centrado em uma das três energias biológicas instintivas. Os instintos básicos se referem às três motivações instintivas mais centrais nos humanos (e em todos os animais) por autopreservação, interação social e conexão um-a-um.
 
 
Por se tratar de um instrumento de mapeamento de personalidade e sobretudo um caminho de crescimento e transformação pessoal que se dá de forma processual, recomendamos fortemente que após estudar o Ciclo Introdutório na modalidade EAD cada participante vivencie as jornadas experienciais para potencializar o processo transformativo.

3 meses Sem tempo para fazer o curso agora? Não tem problema.
Você poderá participar desse curso até 3 meses após a matrícula.

Para todas as pessoas que buscam:

  • Potencializar o processo de crescimento pessoal com ferramentas assertivas e pragmáticas;
  • Aprimorar a compreensão da estrutura fundamental dos nove Tipos de Personalidade, caracterização dos 27 Subtipos e dos 3 Instintos; e
  • Experienciar uma ferramenta de mapeamento de personalidade para possível aplicação profissional no campo do desenvolvimento humano.
Nelma da Silva Sá
"Focalizadora de Cursos da Unipaz São Paulo."


Facilitadora, Focalizadora, Pedagoga e Administradora de empresas. Coach de Processo de Transformação Profissional. Especialista em Dinâmica Organizacional, Gestão e Ambiente de Trabalho. Pós-graduada em Transdisciplinaridade e Desenvolvimento Integral do Ser Humano e Psicologia Transpessoal. 


Experiência em Organizações Privadas com foco em implantação de Projetos e Desenvolvimento de Equipes e Lideranças. Cofundadora, Presidente e Coordenadora Pedagógica da Unipaz São Paulo. Facilitadora dos Programas: Eneagrama, A Arte de Viver a Vida de Pierre Weil, Autogestão e Educação Ambiental.


Domingos Cunha
"Filósofo, Teólogo, Educador, Terapeuta, Escritor e Facilitador do Eneagrama para jovens e adultos."


Criou a metodologia transformativa Eneagrama Shalom e há 25 anos facilita vivências de crescimento pessoal no Brasil e em Portugal. Cofundador do Instituto Eneagrama Shalom – IESH e Cofundador do FESH – Formação de Facilitadores do Eneagrama Shalom. Autor de vários livros sobre o Eneagrama. Criador e CoFacilitador da Jornada EneaSantiago – o Eneagrama pelo Caminho Português a Santiago de Compostela.


Nenhuma descrição cadastrada.

Conteúdo Programático

Módulo I - Identificação dos Tipos (11 aulas): tem por objetivo conduzir o participante em um processo de investigação e análise de seu padrão comportamental a partir da identificação do seu Tipo de Personalidade e Centro de Inteligência dominantes e suas implicações no âmbito pessoal, interpessoal e profissional.
  • 1. Introdução
  • 2. Inteligência Prática - Personalidade 8
  • 3. Inteligência Prática - Personalidade 9
  • 4. Inteligência Prática - Personalidade 1
  • 5. Inteligência Emocional - Personalidade 2
  • 6. Inteligência Emocional - Personalidade 3
  • 7. Inteligência Emocional - Personalidade 4
  • 8. Inteligência Racional - Personalidade 5
  • 9. Inteligência Racional - Personalidade 6
  • 10. Inteligência Racional - Personalidade 7
  • 11. Pistas para Clarear a Identificação
Módulo II - Introdução: Subtipos e Instintos (2 aulas): tem por objetivo ampliar o processo de investigação introduzindo os caminhos de crescimento: Subtipos e Instintos. Cada Tipo de Personalidade apresenta-se em três versões distintas totalizando 27 "subtipos". Cada um dos 27 "subtipos" reflete um estilo diferente delineado pela paixão do Tipo e centrado em uma das três energias biológicas instintivas. Os instintos básicos se referem às três motivações instintivas mais centrais nos humanos (e em todos os animais) por autopreservação, interação social e conexão um-a-um.
  • 1. Eneagrama - Subtipos
  • 2. Eneagrama - Instintos
Voltar ao topo